NOVA YORK HOLOCAUSTO

Exposição na ONU reúne retratos de sobreviventes do Holocausto

Toscano não fotografa apenas vítimas judias, mas todos aqueles que foram perseguidos naquele momento histórico (Foto: Divulgação)

A sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, exibe, desde a última segunda-feira, 22, uma exposição fotográfica com retratos de sobreviventes do Holocausto. Os registros são de autoria do fotógrafo ítalo-alemão Luigi Toscano.

Intitulada “Sobreviventes, vítimas e perpetradores”, a exposição tem parceria com a Casa de Conferência de Wannsee de Berlim. Além das fotos dos sobreviventes, há 13 murais com explicações do que foi a Conferência de Wannsee, e onde ocorreu o planejamento de extermínio em massa dos judeus.

Toscano, que fotografa sobreviventes do Holocausto há três anos, não tira retratos apenas de vítimas judias, mas de todos aqueles que foram perseguidos naquele momento histórico, como ciganos e homossexuais. Até agora, ele já eternizou o rosto e o olhar de mais de 200 pessoas, de seis países diferentes, num projeto chamado “Contra o Esquecimento”. Por enquanto, o projeto não data para acabar, já que ele continua fotografando mais pessoas. Só nesta viagem aos Estados Unidos, por exemplo, ele se encontrou com mais 15 sobreviventes que vão ser fotografados.

Antes de tirar o retrato, Toscano se aproxima da pessoa e escuta suas histórias. “Eu me aproximo das pessoas de forma bem humana. Essa espécie de ritual tem diferentes etapas e é bastante emocionante e engraçado, tudo ao mesmo tempo”, disse o fotógrafo. Só depois de ter conquistado a confiança do sobrevivente é que Toscano pergunta se pode tirar o retrato.

Nascido na Alemanha, o fotógrafo é de família italiana. Aos 18 anos, ele visitou o campo de concentração e de extermínio de Auschwitz, na Polônia, para entender melhor aquele período histórico. “Algum tempo depois de eu ter estudado fotografia, decidi que gostaria de abordar este tema e isso em um momento em que o antissemitismo estava crescendo tanto na Europa quanto em outros lugares”, conta Toscano. Com suas fotos, ele espera que esta história não seja esquecida para que ela nunca se repita.DW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação