OITO ESTADOS ATINGIDOS

Manchas de óleo atingem mais de 100 pontos do litoral do Nordeste

Manchas de óleo estão se espalhando (Fonte: Reprodução/Adema/Governo de Sergipe)

As manchas misteriosas de óleo que começaram a aparecer no litoral do Nordeste no início de setembro estão se espalhando e já atingiram 112 pontos de 53 municípios em um total de oito estados da região (a única exceção é a Bahia).

Ainda não se sabe a origem da substância oleosa e escura que vem sendo encontrada em diversas praias do Nordeste. Órgãos ambientais e de proteção da zona marítima tentam descobrir a origem do vazamento.

Um mapa divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente aponta que boa parte da extensão à beira mar entre Maranhão e Sergipe foi afetada.

O ecossistema das praias está sendo diretamente atingido, com prejuízo à fauna marinha. Dez animais já foram afetados. Deste total, sete morreram, segundo um balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com análises da substância feitas pela Marinha e pela Petrobras, trata-se de petróleo cru. A sua origem ainda não foi identificada. Uma possibilidade é que a substância tenha sido despejada em alto mar por alguma embarcação.

Como se trata de uma substância tóxica, o Ibama e as Superintendências Estaduais de Meio Ambiente recomendam a suspensão do banho de mar, a prática de esportes náuticos e a pesca, além do consumo de frutos do mar dos locais atingidos.Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação