TECNOLOGIA E SAÚDE

Falsas promessas de cura do câncer geram lucro no YouTube

A BBC encontrou mais de 80 vídeos em dez línguas com informações equivocadas sobre temas de saúde (Foto: Public Domain Pictures)

Vídeos com recomendações de tratamentos que prometem curar diversos tipos de câncer vêm sendo divulgados no YouTube, junto com anúncios de marcas conhecidas como Samsung e Heinz, e das universidades de East Anglia e de Gloucestershire, no Reino Unido.

Em uma pesquisa no YouTube, a BBC encontrou mais de 80 vídeos em dez línguas com informações equivocadas sobre temas de saúde, em especial de casos de cura de câncer. Dez dos vídeos exibidos tiveram mais de um milhão de visualizações. A pesquisa da BBC abrangeu vídeos em inglês, português, russo, árabe, persa, híndi, alemão, ucraniano, francês e italiano.

As “curas” não comprovadas eram atribuídas, em geral, ao consumo de ervas, como açafrão, ou de substâncias químicas, como bicarbonato de sódio. Os vídeos também recomendavam tratamentos à base de dietas de sucos de frutas e de legumes, ou jejum. Alguns youtubers aconselharam beber leite de jumenta.

Em janeiro, o YouTube anunciou que não mais exibiria vídeos com promessas de curas milagrosas para doenças graves nos EUA. No entanto, a medida limitava-se à exibição de vídeos em inglês. BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação