Má alimentação aumenta riscos de depressão



Comer alimentos ricos em gorduras trans e saturadas aumenta os riscos de depressão, segundo estudo realizado pelas universidades de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria, da Espanha. Os pesquisadores também concluíram que determinados produtos, como o óleo de oliva – rico em ácidos graxos ômega 3 –, podem combater o risco de doença mental.

“Os participantes com consumo elevado de gorduras trans, presentes em alimentos industrializados e fast-foods, apresentaram até 48% de aumento no risco de depressão, se comparados com participantes que não consumiam as substâncias”, disse Almudena Sanchez Villegas, chefe do estudo.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores acompanharam e analisaram a dieta e o estilo de vida de 12 mil voluntários por seis anos. No início do estudo, nenhuma das pessoas havia sido diagnosticada com depressão. No final, 657 apresentaram o quadro da doença. O estudo foi realizado com europeus, que possuem uma dieta com pouca ingestão de gordura trans – que compõe cerca de 0,4% do total de energia ingerida.

A gordura trans é um tipo produzido industrialmente a partir de processo químico, a hidrogenação, mas mostrou-se mais nociva à saúde do que a animal.

“Para obtermos resultado mais aproximado da realidade, deduzimos a importância de levar em conta este efeito em países como os Estados Unidos, onde o percentual de energia derivada destas gorduras é 2,5%”, disse Sanchez Villegas. (eBand)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação