Nariz eletrônico pode diagnosticar câncer


Aparelho precisa passar por novos estudos antes de ser utilizado em clínicas

Pesquisadores israelenses criaram um nariz capaz de detectar células cancerígenas no hálito humano


O olfato pode ajudar a detectar pacientes portadores de câncer. Ao menos é nesse fato que apostam pesquisadores israelenses, que dizem ter desenvolvido um “nariz eletrônico” capaz de identificar sinais químicos de câncer no hálito de pacientes que sofrem de tumores na região do pulmão, pescoço e cabeça.

Os pesquisadores esperam que o aparelho seja desenvolvido para, no futuro, ajudar a diagnosticar a doença. Os testes seriam processos semelhantes ao ocorrido no bafômetro. Entretanto, uma organização britânica de estudos sobre o cancer afirma que ainda serão necessário anos de estudo até o nariz poder ser utilizado em clínicas médicas.

Para desenvolver o Nano Artificial Nose, o projeto contou com a ajuda de cerca de 80 voluntários, dentre eles, 22 pacientes com câncer na área da cabeça e pescoço e 24 com câncer no pulmão. Os outros 36 voluntários eram pacientes saudáveis.

De acordo com os estudos do grupo, o aparelho conseguiu distinguir as moléculas encontradas nos hálitos de pessoas saudáveis das encontradas no hálito de paciente com tumores.

Os tumores na região do pulmão, pescoço e cabeça são os mais difíceis de serem diagnosticados. Caso sua eficiência seja comprovada, o aparelho pode ajudar milhões de pessoas a descobrirem o tumor cedo, aumentando a probabilidade de cura da doença.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação