Maus-tratos e tortura


Relatório aponta 'condições deploráveis' nas prisões brasileiras (Fonte: Veja)

Brasil rechaça relatório de direitos humanos dos EUA

Relatório critica a polícia brasileira, acusando-a de desrespeito aos direitos humanos e de maus-tratos, tortura e assassinato de pessoas presas

O governo brasileiro reagiu com ênfase a um relatório sobre os direitos humanos no mundo divulgado na sexta-feira, 8, pelos EUA.

“O governo brasileiro não se pronuncia sobre o conteúdo de relatórios elaborados unilateralmente por países, com base em legislações e critérios domésticos, pelos quais tais países se atribuem posição de avaliadores da situação dos direitos humanos no mundo. Tais avaliações não incluem a situação em seus próprios territórios e outras áreas sujeitas de fato à sua jurisdição”, pronunciou-se o Itamaraty, em comunicado.

O relatório norte-americano critica a polícia brasileira, acusando-a de desrespeito aos direitos humanos e de maus-tratos, tortura e assassinato de pessoas presas, e ressalta os problemas do trabalho escravo e do trabalho infantil no Brasil.

A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, também reagiu fortemente ao relatório:

“Nenhuma questão contida no relatório é nova, assim como não é novo eles se arvorarem em apontar situações diversas sem que analisem suas próprias contradições. Para o mundo, também seria interessante debater a situação de tratamento desumano dos presos de Guantánamo, o tratamento de emigrantes na fronteira com o México, a existência da pena de morte em alguns estados e até a prática de castigos físicos em escolas para disciplinar crianças”.

Fonte: Congresso em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação