Obama mostra sua certidão de nascimento


A certidão de nascimento está disponível no site da Casa Branca

Documento prova conclusivamente que o presidente norte-americano nasceu no Havaí e não no Quênia, como queriam alguns republicanos

O presidente norte-americano Barack Obama divulgou uma cópia da sua certidão de nascimento do estado do Havaí, na esperança de acabar com uma teoria da conspiração fermentada há tempos por alguns republicanos conservadores, que afirmavam falsamente que Obama não nasceu nos Estados Unidos e portanto não é um presidente legítimo.

A certidão de nascimento, disponível no site da Casa Branca, demonstra conclusivamente que Obama nasceu em Honolulu, no Havaí. O documento foi assinado por funcionários do estado e pela mãe do presidente.

“O presidente acredita que a distração criada em torno da sua certidão de nascimento não é boa para o país”, disse Dan Pfeiffer, a diretora de comunicações da Casa Branca. “Pode ter sido uma boa polêmica para a TV, mas era ruim para o povo norte-americano, desviando a atenção dos muitos desafios que enfrentamos como um país”.

Obama respondeu a perguntas sobre a sua certidão de nascimento em um briefing com jornalistas nesta quarta-feira, 24, às 9: 45 am (horário local).

Boatos de que Obama não teria nascido nos Estados Unidos e, portanto, não preenchia o requisito constitucional para se candidatar como presidente começou há alguns anos e sempre foi refutado, mas recentemente ganhou a atenção pública depois que Donald Trump, o magnata norte-americano do setor imobiliário, repetidamente levantou a questão ao explorar a possibilidade de concorrer à presidência.

Pfeiffer disse em comunicado que o presidente autorizou o estado do Havaí a liberar cópias da sua certidão de nascimento ao público em geral.Fonte: The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação