'achismo ambiental'

Ministra do Meio Ambiente critica 'achismo ambiental' sobre Amazônia



A ministra Izabella Teixeira (Ambiente) criticou nesta quinta-feira (14) ambientalistas estrangeiros, que, segundo ela, desconhecem a realidade do homem na Amazônia brasileira e vivem do que chamou de "achismo ambiental".

"Eles defendem muitas vezes a fauna, mas esquecem de defender o homem", disse Teixeira, sem nominar pessoas ou grupos.

Ela se referia, contudo, a ambientalistas que criticam questões como o desmatamento na Amazônia e obras em execução na região, como a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

A crítica da ministra brasileira foi feita em Belo Horizonte, na abertura do Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), associação que reúne prefeitos e representantes legais de cidades comprometidas com a sustentabilidade.

Teixeira afirmou que o papel do seu ministério envolve também temas de inclusão social, como gerar e levar energia para os povos da floresta.

Disse que há 25 milhões de pessoas vivendo na região que precisam se desenvolver socialmente, precisam de energia elétrica e muitas vezes têm que navegar até 400 quilômetros para conseguir água potável.

Segundo ela, os críticos estrangeiros da Amazônia desconhecem essa realidade e vivem do "achismo ambiental".

"Eu vejo toda e qualquer manifestação internacional para questionar se o Brasil é capaz de proteger suas florestas. Está na hora de inverter essa pauta", afirmou.

Ela ainda cobrou solidariedade internacional à população da Amazônia vítima das recentes enchentes no Estado do Amazonas.

"Eu não vi em nenhum momento manifestação concreta e expressiva de natureza política e internacional de ajudar a população da Amazônia", afirmou.folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação