Rio+20 começa nesta quarta-feira


Conferência da ONU vai tratar a economia verde e o desenvolvimento sustentável; mais de cem chefes de Estado devem participar

Entre os dias 13 e 22 de junho, o Brasil sediará a Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a conferência tem o objetivo de “assegurar um comprometimento público renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes”.

Além disso, a Rio+20 marca o 20º aniversário da UNCED (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da WSSD (Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável), promovida em Joanesburgo em 2002.



Temas

“Com mandato da AGNU (Assembleia Geral das Nações Unidas) para tratar dos temas ‘economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza’ e ‘moldura institucional para o desenvolvimento sustentável’, a Rio+20 não será uma conferência ambiental, mas sobre desenvolvimento sustentável”, diz ainda a Coordenação de Imprensa e Comunicação da Rio+20.

Ainda de acordo com o governo brasileiro, os dois temas centrais “foram aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas de forma consensual entre os 193 países que integram a ONU”. Os membros apresentaram propostas sobre esses temas, que serão discutidas durante os dias do evento.

“Trabalhamos para que, assim como a Rio 92 foi um ponto de referência – o debate sobre o meio ambiente se divide entre antes e depois de 1992 – a Rio+20 traga uma nova forma de pensar no futuro, nos próximos 20 anos”, diz Giancarlo Summa, diretor da Unic Rio (Centro de Informações das Nações Unidas – Rio de Janeiro) e porta-voz adjunto da Rio+20.

“Esperamos que 2012 seja recordado como o momento que o mundo decidiu trabalhar junto para o desenvolvimento sustentável e para a economia verde, que significa produzir melhor e de forma compatível com o meio ambiente”, completa Summa.

Líderes mundiais

A ONU e o Itamaraty não divulgaram oficialmente os nomes dos chefes de Estado que devem comparecer à Rio+20. Ao menos 115 líderes devem participar da conferência no Brasil. Alguns deles representados por assessores ou ministros.

Dentre os presidentes confirmados estão os recém-eleitos François Hollande, da França; Vladimir Putin, da Rússia; além de Jacob Zuma, da África do Sul; os primeiros-ministros da China, Wen Jiabao; e da Índia, Manmohan Singh.

Brasil

Para a geógrafa Magda Lombardo, titular geografa supervisora do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) do IGCE, da UNESP (Universidade Estadual Paulista), o fato de o Brasil sediar a conferência da ONU “dá outra dimensão e coloca o país como protagonista de uma mudança de postura, um novo paradigma para a visibilidade de uma mudança de atitude e de comportamento dos povos e consequentemente uma consciência de sustentabilidade do planeta”.Band

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação