Eles podem!...Nós não.

Câmara prepara o ‘golpe’ dos supersalários


O 'golpe' dos supersalários (Fonte: Reprodução/Você S/A)

Com o Congresso um tanto longe dos holofotes por causa da conferência Rio+20, uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 20, “na calada da mídia”, uma proposta de emenda constitucional que na prática acaba com o teto para os salários dos servidores de todos os níveis da administração pública.

O projeto retira do presidente da República o poder de definir o maior salário pago pela administração pública no país, passando-o ao Congresso, sem necessidade de a decisão dos parlamentares passar pela sanção presidencial.

‘Carona’ e efeito cascata
Além disso, o “golpe” dos supersalários para servidores ainda vincula os salários dos parlamentares e de outros tipos de servidores aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de que, sempre que o Congresso aprovar reajustes para os magistrados, os novos percentuais sejam repassados automaticamente para os deputados e senadores sem que eles, com a “carona”, passem pelo desgaste político de aumentar diretamente os próprios salários.

O presidente da República, o vice-presidente, os ministros, o procurador-geral da República e o defensor público-geral federal também serão beneficiados, e os salários do ministro do Supremo e do procurador-geral têm efeito cascata em toda a magistratura. A proposta coloca abaixo todas as reformas administrativas visando contenção dos gastos públicos que foram realizadas nas últimas décadas no Brasil, com um impacto catastrófico nas contas do Estado.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação