Na Cidade Universitária (2)

Bettina é o único do Norte do Brasil a participar de evento internacional


Hospital Universitário Bettina Ferro

O Bettina Ferro de Souza da UFPA foi o único hospital universitário do Norte do País a estar presente no 12º Congresso Internacional de Implante Coclear, que aconteceu recentemente em Baltimore, em Washington, nos Estados Unidos da América, promovido pelo hospital universitário Johns Hopkins Medicine.

Segundo a fonoaudióloga do Bettina, Cintia Yamaguchi, que representou o Grupo de Implante Coclear do HUBFS, coordenado pelo otorrinolaringologista José Cláudio Cordeiro, toda a programação foi voltada para apresentação de trabalhos científicos. “A troca de conhecimentos foi muito importante e uma das novidades é que o implante coclear será, nos próximos 10 anos, totalmente implantado sem a unidade externa. Nesse sentido, já existe um paciente no mundo implantado que recebe acompanhamento”, revela Cintia.

Durante o evento, acontecem diversas trocas de experiências entre os participantes e algumas delas são abraçadas pelas instituições. “Nos próximos quatro meses, vamos implantar questionário de avaliação e teste de percepção de fala para nossos pacientes do Bettina durante o pós e pré-operatório, para aprimorar o serviço e prever melhores resultados. Esses artigos são comprados, traduzidos de inglês para português, por isso levaremos pelo menos esse tempo para implementá-lo no Hospital”, explica a fonoaudióloga Cintia.

A próxima edição do Congresso Internacional de Implante Coclear será em Munique, na Alemanha, e o Hospital Bettina prepara trabalhos para serem apresentados. Outras instituições brasileiras, além do Bettina, que estiveram no 12º Congresso Internacional de Implante Coclear foram Hospital das Clínicas de São Paulo e Rio Grande do Sul, e a Universidade de Campinas (Centro - Sul), além da Universidade Federal do Ceará (Nordeste).

Centro - O Hospital Bettina, que tem o único Centro de Implante Coclear do Sistema Único de Saúde, na Região Norte. O Ministério da Saúde aprovou este ano dobrar para quatro o número de cirurgias mensais. Se suprir a meta, o Hospital seguirá ampliando sua capacidade de implantes. Desde outubro de 2010, já foram feitos quase 30 implantes em pacientes, na faixa etária de dois anos a 73 anos de idade. O diretor do Hospital, Paulo Amorim, e o professor José Cláudio Cordeiro, otorrinolaringologista responsável pelo centro, negociam com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará a possibilidade de expandir o serviço para o interior do Pará, inclusive com acompanhamento pós-cirúrgico.

Texto: Cleide Magalhães – Ascom/HUBFS/UFPA

Cleide Magalhães
Jornalista Profissional
DRT/PA 1563
Ascom/HUBFS/UFPA
3201 8581/ 3201 7921
8194 1494 / 8728 7580
www.ufpa.br/bettina
www.twitter.com/hospitalbettina






Comentários

  1. Parece que a Fasubra/PSOL já decidiu pela greve. Esqueceram que com greve o governo não negocia como ocorreu nos anos anteriores. Na verdade é a antiga manobra de tentar antecipar as férias de julho...E a população vai mais uma vez ficar sem os serviços públicos de educação...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação