Uma Catástrofe!....

Resultado da Rio+20 é uma catástrofe inevitável?



Ricas nações ocidentais estão financeiramente esgotadas e sem vontade de se comprometer a ajudar o desenvolvimento verde nas nações mais pobres


Preocupações dos países ocidentais parecem outras, que não as questões ambientais abordadas na Rio+20 (Reprodução/Internet)

O que acontece se você sediasse uma conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, os líderes mundiais fizessem discursos e assinassem tratados, e depois nada acontecesse? Isso, é claro, seria um absurdo. O problema, diz Bill Easterly, especialista em desenvolvimento da Universidade de Nova York, é que nada aconteceu nos 20 anos desde a primeira Cúpula da Terra, a chamada Eco92, em que todas as nações do mundo se reuniram no Rio e prometeram enfrentar os graves problemas ambientais e, em seguida, realizaram mais encontros ambientais, e mais conferências e mais cúpulas.

A maneira mais caridosa de olhar os 20 últimos anos de conferências ambientais é vê-los como o início de uma discussão global sobre as ameaças das emissões de carbono e uma maior consciência sobre as terríveis consequências que todos iremos enfrentar se as nações não levarem a sério o desenvolvimento limpo e sustentável.

O secretário-geral do ONU, Ban Ki Moon, disse ao Guardian que a Rio+20 é importante demais para fracassar: “Se nós realmente não tomarmos medidas firmes, nós podemos estar caminhado para o fim do nosso futuro”, disse Ban.Cs Monitor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação