Bilionários da Fé...

Edir Macedo entra para o Índice de Bilionários da Bloomberg


Uma piada sobre a Igreja Universal diz que, a mando de Macedo, o dízimo não é mais de 10%. São 10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo (Reprodução/Getty/Bloomberg)

O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, uma denominação pentecostal especializada na “teologia da prosperidade” que liga a fé ao sucesso financeiro, tem mais de 5 milhões de seguidores, cujas doações ao longo dos últimos 36 anos fizeram dele um bilionário. Ele também é alvo de dezenas de investigações criminais, além de dono da TV Record, a segunda maior rede de televisão do país.

De vez em quando Macedo realiza eventos ao ar livre que atraem multidões de meio milhão. Em fevereiro ele se dirigiu a 5 mil paroquianos em uma de suas igrejas em Belo Horizonte: “Qual é o maior país do mundo, economicamente falando?”, indagou. “É a América, os Estados Unidos. Você sabe por quê? Porque lá atrás, e isso faz parte da história, você pode procurar na internet, a colonização foi feita por homens que acreditavam na palavra de Deus. E eles eram dizimistas. É por isso que você vê na nota de dólar a frase:’Em Deus nós confiamos’”.

Nos ensinamentos de Macedo, o dízimo, ou o dever de entregar 10% de sua renda para a


Evento do bispo no Rio reúne milhares de fieis

igreja, é um mandato de Deus. “Nossa cultura é retrógrada, uma cultura mesquinha, uma cultura sem visão de futuro”, disse ele durante o culto em Belo Horizonte. “Só você pode mudar essa situação. O dízimo coloca você no altar de Deus, assim como Jesus era o dízimo de Deus para a humanidade”. Uma piada sobre a Igreja Universal diz que, a mando de Macedo, o dízimo não é mais de 10%. São 10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo.


Evento do bispo no Rio reúne milhares de fieis

Silvio Luís Martins de Oliveira, um promotor de Justiça em São Paulo, defende que a promessa de Macedo de riquezas espirituais em troca de dinheiro constitui fraude. Em um processo de 2009 que só agora está sendo julgado, ele acusa Macedo e três membros do alto escalão da igreja de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e transferências internacionais de dinheiro não declaradas. “Os pregadores fazem uso da fé, do desespero ou da ambição de [seus seguidores] para vender a ideia de que Deus e Jesus Cristo apenas olham para aqueles que contribuem financeiramente para a igreja”, Oliveira escreveu em sua denúncia criminal.

Macedo se orgulha de seu sucesso, mas costuma manipular perguntas sobre a sua riqueza em assuntos espirituais. “Do ponto de vista da minha fé em Jesus Cristo, eu sou o homem mais rico do mundo”.

Seja qual for a sua semântica, ele prosperou. O Índice de Bilionários da Bloomberg estima sua fortuna em US $ 1,2 bilhões.Bloomberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação