Nanoesponja : Você já ouviu falar?

Cientistas criam nanoesponja que elimina toxinas perigosas do sangue



Já imaginou ter um único antídoto para vários tipos diferentes de venenos e toxinas? Bem, a ciência pode ter encontrado a resposta para isso. Engenheiros da Universidade da Califórnia, San Diego criaram uma nanoesponja que é capaz de remover vários tipos de toxinas perigosas da corrente sanguínea. E o mais importante é que ela consegue eliminar desde toxinas produzidas pela bactéria E. coli a venenos de cobras e abelhas.

O professor de nanoengenharia e um dos principais autores do estudo, Liangfang Zhang, destacou a inovação do tratamento em entrevista ao site Science Daily. “Esta é uma nova maneira de remover toxinas da corrente sanguínea. Ao invés de criar tratamentos específicos para toxinas individuais, nós estamos desenvolvendo uma plataforma capaz de neutralizar toxinas causadas por uma ampla gama de agentes patogênicos, incluindo MRSA e outras bactérias resistentes aos antibióticos”, disse Zhang.

As nanoesponjas, que até agora foram testadas apenas em ratos, são feitas a partir do núcleo de um polímero biocompatível, que é envolto em uma membrana de glóbulos vermelhos naturais. Por enquanto, elas absorvem apenas toxinas que formam poros, conhecidas por destruir as células ao abrir buracos em suas membranas celulares.

As descobertas foram publicadas pela revista Nature Nanotechnology.Via Science Daily

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação