O novo Presidente do Paraguai

Cartes é eleito no Paraguai e Partido Colorado retorna ao poder


Cartes votou pela manhã em Assunção

Acusado de envolvimento com narcotráfico, lavagem de dinheiro e de ser o maior contrabandista de cigarros para o Brasil, o multimilionário Horacio Cartes, do Partido Liberal, será o próximo presidente do Paraguai, indicam resultados da apuração divulgados neste domingo, 21. Com Cartes, um novato na política, os colorados retomam sua histórica hegemonia sobre o poder paraguaio, dez meses após a queda de Fernando Lugo.

Segundo observadores internacionais, as eleições de hoje foram legítimas. Será, portanto, sob o governo colorado que Assunção retomará o status pleno no Mercosul e na Unasul a partir do próximo semestre Cartes toma posse em agosto.

Em entrevista a uma rádio local antes da divulgação dos resultados oficiais, o candidato vitorioso afirmou que já esperava o triunfo sobre o advogado Efraín Alegre, do Partido Liberal. Cartes afirmou que "a participação dos jovens desde as primárias do partido" foi decisiva.

O colorado teve 45,98%% dos votos e o liberal 36,9%, com 56% das urnas apuradas . Além do Palácio los López, o Partido Colorado teria conquistado ainda a maioria do Congresso. Cartes, de 56 anos, foi o favorito desde o início da campanha, mas viu sua vantagem diminuir nos últimos meses. O bom momento de Alegre, porém, não foi suficiente.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação