A próxima Pandemia esta chegando?

Prontos ou não, ela está chegando


Surto de H1N1 em 2009 expôs muitos problemas na resposta de órgãos de saúde e governos (Reprodução/Imaginechina)

A ameaça de uma pandemia global está surgindo novamente. Na China, um vírus da gripe nunca antes visto em pessoas infectou pelo menos 82 e matou 17. Enquanto isso, um novo tipo de corona vírus, a família que trouxe uma síndrome respiratória aguda séria (SARS) em 2003 está infestando o Oriente Médio. O risco de um surto desse tipo se tornar uma pandemia é baixo, mas o perigo, se isso acontecer, é imenso: em 1918, entre 50 e 100 milhões de pessoas morreram devido à gripe espanhola. Na segunda guerra mundial foram 16 milhões de mortos e, até os dias de hoje, a AIDS matou 30 milhões.

Felizmente, o mundo hoje, mais do que nunca, está mais bem preparado para um surto. O SARS, em 2003, a gripe aviária H5N1 em 2005 e a gripe suína H1N1 em 2009 prepararam as ações. Ainda assim, isso pode não ser o suficiente. Ninguém nunca conseguiu prever um surto de gripe. O H1N1 expôs muitos problemas, da lentidão no envio de vacinas à simples falha na comunicação.

Felizmente, o vírus não era especialmente mortal. Mas uma comissão independente, encarregada de revisar a resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS), emitiu um parecer sombrio: “A realidade inevitável é que dezenas de milhões de pessoas estariam sob risco de morte em caso de uma pandemia severa”. Reduzir este risco significa, entre outras coisas, mais gastos do governo uma recomendação não muito bem-vinda em tempos de austeridade, mas necessária, uma vez que a proteção contra pandemias é um bem público de grande valor.: The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação