Realidade ou Ficção?

Pensamentos podem ser usados como senha de acesso


Dispositivo semelhante a um fone de ouvido transforma pensamentos em senha e pode ser conectado ao computador via bluetooth (Reprodução/Internet)

Atualmente, quase tudo pode ser resolvido pela internet. Mas a vida cada vez mais digital tem um preço. O aumento do número de fraudes na internet e em sistemas computacionais vem aumentando a necessidade de senhas mais complicadas, difíceis de serem decoradas pelo dono.

Pensando nisso, pesquisadores da Escola de Informação da Universidade de Berkeley, EUA, desenvolveram um dispositivo capaz de distinguir as pessoas através de suas atividades cerebrais, dispensando assim a necessidade de senhas.

Segundo os pesquisadores, cada cérebro humano produz ondas cerebrais distintas ao focar em um pensamento ou visualizar mentalmente um objeto. A atividade elétrica do cérebro é diferente mesmo quando duas pessoas são instruídas a pensar em um mesmo objeto ou situação.

Durante a pesquisa, participantes utilizaram aparelhos de eletroencefalografia semelhantes a um fone de ouvido. Os pesquisadores pediram aos voluntários para se concentrarem em objetos canções e ações de sua escolha. Em outro estágio da pesquisa os voluntários se concentraram nas mesmas tarefas.

Ao analisar as ondas cerebrais captadas pelos sensores, os pesquisadores comprovaram que pensamentos como o trecho de uma canção ou um determinado esporte podem ser usados como “senha mental”.

O sensor, batizado de MindWave, custa entre US$ 99 e US$ 130 e pode ser conectado ao computador via bluetooth.Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação