ESCOLA RURAL

Arquitetos brasileiros ganham prêmio internacional por escola em Tocantins

Espaço abriga, em regime de internato, os alunos da escola Canuanã (Foto: Divulgação/Aldeia das Crianças)

Este ano, o Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Riba) premiou o projeto “Aldeia das Crianças”, uma construção de madeira e tijolo de adobe, ampla e ventilada no estado de Tocantins. O espaço abriga, em regime de internato, os alunos da escola Canuanã mantida pela Fundação Bradesco na região rural de Formoso do Araguaia.

A Fazenda Canuanã foi projetada pelos arquitetos Gustavo Utraba e Pedro Duchesnes do escritório Aleph Zero, em conjunto com o estúdio do designer Marcelo Rosenbaum. “Escolhemos esses profissionais jovens, no início de carreira, porque sabíamos que eles se preocupariam em ouvir os alunos para identificar suas necessidades, em vez de impor suas ideias”, disse Denise Aguiar, diretora da Fundação Bradesco.

Antes de elaborar o projeto os arquitetos passaram dez dias no local, nos quais realizaram workshops e reuniões com cerca de 540 jovens para conhecer as expectativas deles em relação à escola onde morariam. “O principal objetivo do projeto era criar um lugar onde os alunos se sentissem em casa”, disse Utrabo.

“Em razão da distância usamos peças de madeira pré-fabricadas e tijolos de adobe fabricados no local”, disse Gustavo Utrabo, que fundou o escritório Aleph Zero em sociedade com Pedro Duschenes, em 2012. “O desafio era convencer os alunos e os professores que com esses materiais iríamos construir um espaço moderno. Um projeto arquitetônico moderno não obrigatoriamente implica o uso de vidro, aço e ar condicionado.”

A área de 25 mil m2 tem quartos com beliches de madeira que acomodam seis alunos. Os quartos foram construídos em torno de pátios integrados à natureza. O espaço tem dois prédios idênticos reservados às meninas e aos meninos, além de salas de aula, áreas de lazer e descanso. A ventilação natural dispensa o uso de ar condicionado, apesar do calor de 45º C.

A Fazenda Canuanã é o segundo projeto arquitetônico premiado pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos na América Latina. Em 2016, o Riba premiou o escritório Grafton Architects pela construção da nova sede da Universidade UTEC em Lima, Peru.

O escritório Aleph Zero ficou entre os quatro finalistas dos 30 projetos arquitetônicos selecionados pelo Riba. A escola concorreu com o projeto do escritório O’Donnell & Tuomey para a sede da Universidade Centro-Europeia em Budapeste, com o projeto da escola de música Toho Gakuen em Tóquio de autoria do escritório Nikken Sekkei e com o edifício de apartamentos Bosco Verticale em Milão, de Stefano Boeri.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação