PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Mais de 1.300 médicos cubanos já deixaram o Brasil

Sete voos já foram fretados para levar os profissionais (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Pelo menos 1.307 médicos cubanos que estavam no Brasil no âmbito do programa Mais Médicos já deixaram o país rumo a Cuba. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 27, pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Ainda de acordo com a organização, sete voos já foram fretados para levar os profissionais e há previsão de outros voos para os próximos dias.

Os profissionais cubanos vinculados ao programa Mais Médicos atuavam em 16 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e em 733 municípios de 26 unidades federativas. Apenas no Acre ainda não houve saída de médicos.

O governo cubano anunciou há cerca de duas semanas a interrupção do acordo e cooperação para o programa por conta de exigências feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Desde então, iniciou-se o processo de retorno de alguns profissionais para Cuba.

Foi aberto um novo edital para preencher as vagas que eram ocupadas por médicos cubanos no país. O Ministério da Saúde do Brasil informou que os novos profissionais convocados devem passar a atuar a partir do dia 14 de dezembro.EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação