MISSÃO ESPACIAL

Rússia quer verificar se americanos foram à Lua

Muitos russos acreditam que as imagens dos americanos pisando na Lua foram montagens (Foto: Nasa)

O chefe da agência espacial russa, a Roscosmos, Dmitry Rogozin, afirmou que o país prepara uma missão espacial que tem como objetivo verificar se astronautas americanos realmente pisaram na Lua em 1969.

“Estabelecemos esse objetivo de voar [para a Lua] e verificar se eles estiveram lá ou não”, disse Rogozin, em um vídeo postado no Twitter. De acordo com Rogozin, a Rússia tem planos de pousar na Lua no início da década de 2030, em uma missão que duraria cerca de 15 dias.

Para alguns, a declaração de Rogozin parece uma gozação, mas, na verdade, muitos na Rússia questionam a veracidade da missão americana de 1969 – e não faltam teorias da conspiração que colocam em xeque a ida dos americanos à Lua.

Na época em que chegaram à Lua, durante a missão Apollo 11, comandada pelo astronauta Neil Armstrong, os Estados Unidos estavam envolvidos em uma intensa corrida espacial com a União Soviética (URSS). Por isso, muitos russos ainda acreditam que as imagens dos americanos pisando no satélite foram montagens. A URSS abandonou os planos de chegar à Lua em meados da década de 1970, após quatro foguetes lunares experimentais terem explodido.

Apesar dos questionamentos, a Rússia e os Estados Unidos estão envolvidos no planejamento de uma estação espacial lunar, chamada de Deep Space Gateway. Os trabalhos devem ser iniciados nos próximos anos, mas a estação teria o mesmo modelo da Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a Terra.The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação