G20 CÚPULA

Focado no G20, Trump deixa América Latina de lado em 1ª viagem à região


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pisará em um país latino-americano desde que chegou ao poder pela primeira vez nesta quinta-feira, mas a agenda focada no G20 em Buenos Aires, além da decisão de cancelar uma visita posterior à Colômbia, deixaram a região em segundo plano na viagem.

As reuniões previstas com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, prometem dar bastante importância à passagem do presidente americano na capital argentina. Trump chega a Buenos Aires à noite e fica até sábado, dia de encerramento do encontro que reúne os 20 países mais industrializados do mundo.

Antes da Argentina, Trump chegou a planejar uma viagem a Peru e Colômbia em abril, mas precisou cancelar a visita devido às informações sobre um suposto ataque químico ocorrido na Síria.

O gesto desagradou os aliados do líder republicano na região, e a Casa Branca tentou compensá-los transformando a viagem de Trump para o G20 em uma breve turnê latino-americana. No entanto, mais uma vez, o presidente americano precisou cancelar a parada prevista em Bogotá no domingo, alegando problemas de agenda.

Trump evitou fazer viagens longas desde uma extensa turnê pela Ásia no ano passado. Agora, a opção é fazer paradas mais curtas o possível pelo exterior, explicou à Agência Efe um ex-assessor do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Fernando Cutz.No G20, Trump só tem programada, por enquanto, uma reunião bilateral com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, um encontro que faz parte da tradição da diplomacia americana de sempre prestigiar o anfitrião de qualquer cúpula multilateral.

É possível que o republicano se reúna também com o presidente em fim de mandato do México, Enrique Peña Nieto, já que os dois devem assinar na sexta-feira o acordo renegociado do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), agora chamado

Não há previsão de que Trump se encontre com o presidente Michel Temer, que também participará da Cúpula do G20. O emedebista chegou a convidar Jair Bolsonaro para o evento, o que aumentaria as chances de uma reunião entre a deleção brasileira e o presidente americano. No entanto, segundo fontes do governo federal, o presidente eleito teria alegado que não poderia viajar devido aos problemas de saúde decorrentes do ataque sofrido durante a campanha eleitoral.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação