ITÁLIA PISA

Torre de Pisa está menos inclinada

Porém, segundo a equipe, a estabilização da torre está melhor que o previsto (Foto: Pixabay)

Especialistas que trabalham na estabilização da Torre de Pisa apontam que ela está menos inclinada do que antes. A torre perdeu cerca de quatro centímetros de inclinação nas últimas duas décadas, de acordo com um relatório de uma equipe de engenheiros, que se reúne a cada três meses, para atualizar as informações sobre a condição do monumento histórico.

“Desde que a restauração começou, a torre está inclinada meio grau a menos, comparado com dados anteriores. Mas o que conta é a estabilidade da torre, que está melhor que o previsto inicialmente”, disse Nunziante Squeglia, professor de geotecnia da Universidade de Pisa, na Itália, que trabalha com a equipe.

A estrutura, que foi gravemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, foi fechada ao público em 1990, devido a temores. Ela permaneceu inacessível por onze anos. A equipe que trabalha na estabilização foi criada em 2001, depois que a engenheira Michele Jamiolkowski coordenou um comitê internacional para salvar o monumento.

A torre do sino, um símbolo do poder da República marítima de Pisa na Idade Média, estava defeituosa desde sua construção, por conta do solo argiloso e poroso que fica abaixo de suas fundações. Depois que três andares foram concluídos, a construção foi interrompida e só recomeçou 90 anos depois, quando trabalhadores iniciaram a construção de andares adicionais. Mas o trabalho foi novamente interrompido, até ser finalmente concluído, em 1372. A torre, localizada atrás da Catedral de Pisa, atrai mais de 5 milhões de turistas por ano. Para chegar ao seu topo, é necessário subir 269 degraus.

O trabalho da equipe, que é financiado pela organização sem fins lucrativos Opera della Primaziale Pisana, inclui melhorar a qualidade da conservação da estrutura e promover outros tipos de pesquisas.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação