REUNIÃO EM BRUXELAS

Líderes da UE aprovam acordo sobre saída do Reino Unido

Neste domingo, May pediu apoio da população ao acordo (Foto: Flickr/EU2017EE)

Líderes da União Europeia (UE) aprovaram neste domingo, 25, um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. A reunião ocorreu em Bruxelas e contou com a participação de 27 representantes de países do bloco, sem a presença da primeira-ministra britânica, Theresa May.

O documento foi aprovado após pouco mais de meia hora de debate e a aprovação foi divulgada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em sua conta no Twitter. “A UE27 respaldou o Acordo de Retirada e a Declaração Política sobre a futura relação entre as partes”, escreveu Tusk.

Com 585 páginas, 185 artigos e três protocolos, o acordo aprovado neste domingo estabelece diretrizes para questões como os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido, além da conta de 39 bilhões de libras que o Reino Unido deve pagar pela saída. Pelo cronograma, a saída dos britânicos do bloco ocorrerá em 29 de março de 2019.

Agora, o documento segue para debate no Parlamento britânico, onde pode encontrar resistência para ser aprovado até mesmo dentro da legenda de May, o Partido Conservador. De acordo com a mídia local, parlamentares da base de May já preparam propostas alternativas para manter estreitas as relações do país com a União Europeia, em caso de fracasso do Brexit.

Neste domingo, May divulgou uma carta onde pede o apoio da população ao acordo e diz que ele promete um “futuro melhor” para o Reino Unido. Na carta May também afirma que a consolidação do Brexit em 2019 será um “um momento de renovação e reconciliação para todo o nosso país”.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação