VÍRUS HIV

Quase 10 milhões de pessoas desconhecem que estão contaminadas por HIV

No Brasil, cerca de 15% das pessoas contaminadas com o vírus HIV desconhecem sua situação (Fonte: Agência Brasil)

Dados divulgados na última quinta-feira, 22, em um relatório do Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), apontam que há, atualmente, 9,4 milhões de pessoas no mundo contaminadas com o vírus HIV que desconhecem a sua situação.

De acordo com o UNAIDS, do total de pessoas contaminadas, 75% sabem que convivem com o vírus. Em 2015 a taxa era de 67%. Especialistas alertam para a necessidade de adotar novas estratégias visando ampliar o número de pessoas que sabem que estão contaminadas, contribuindo, assim, para conter a proliferação da doença.

Estima-se que, no Brasil, cerca de 15% das pessoas contaminadas com o vírus HIV desconhecem sua situação. Em 2017, 21,7 milhões de pessoas (ou cerca de 60% de todos os contaminados) tinham acesso ao tratamento contra a doença. No ano passado foram identificados 1,8 milhão de novos casos de HIV. Para efeitos de comparação, em 2000 foram 2,8 milhões. O número de mortes em decorrência da doença também diminuiu de 1,5 milhão, no ano 2000, para 940 mil, em 2017.

O relatório também aponta a necessidade de fazer do teste de HIV direito humano básico e pede que os governos se comprometam a tomar medidas que ampliem no número de testes, bem como o acesso ao tratamento. O documento também aponta a necessidade de eliminar estigmas que impedem o diagnóstico. “Estudos mostram que o medo de ser visto fazendo um teste de aids é um dos obstáculos para muitos que temem depois serem estigmatizados em suas famílias e na comunidade”, diz o relatório.Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação