SAÚDE ESPANHA

Espanha estuda proibir medicina alternativa em hospitais

Ideia é que todo tratamento seja realizado por médicos reconhecidos (Foto: Pixabay)

O governo espanhol anunciou planos para erradicar a medicina alternativa de centros de saúde e hospitais do país. A medicina alternativa abrange métodos como a acupuntura e a homeopatia.

A proposta foi divulgada pelos ministros da Ciência e da Saúde da Espanha. De acordo com um comunicado do governo espanhol, a medida visa evitar os “potenciais efeitos danosos” das práticas, quando usadas como alternativas ou como complemento a algum tipo de tratamento que se baseia em “provas e rigor científico”. O comunicado, no entanto, não detalhou quais métodos serão considerados alternativos.

O governo disse que quer eliminar a medicina alternativa dos centros de saúde, onde todo tratamento deverá ser realizado por médicos reconhecidos.

Além disso, o governo espanhol também planeja evitar que a medicina alternativa seja ensinada em universidades do país, dando fim à concessão de diplomas ligados a essas práticas.

A questão ganhou o debate no país, recentemente, levantada por profissionais de saúde e ciência, que pressionaram órgãos de saúde do governo a tomarem medidas diante de mortes em decorrência de métodos de saúde alternativos.

Um caso relatado pela Associação Espanhola para Proteger Pacientes contra Terapias Pseudocientíficas, foi o de Mario Rodriguez, de 21 anos, que morreu após interromper um tratamento contra leucemia para se tratar com um profissional adepto da Naturopatia – método que trata doenças através de processos naturais, deixando que o próprio corpo reaja com a sua energia vital. O profissional disse ao jovem que ele poderia ser curado da doença através da ingestão de vitaminas. “Eu cometi um erro”, disse o jovem, pouco antes de morrer, segundo relatou o pai, Julian Rodriguez.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação