DENSA CAMADA DE FUMAÇA

Satélite da Nasa registra queimadas na Amazônia

Camada de fumaça sobre os estados de Rondônia e Amazonas (Fonte: Reprodução/Aqua/Nasa)

Imagens de satélite capturadas pela Nasa, a agência espacial americana, ao longo do mês de agosto revelam uma densa camada de fumaça sobre os estados brasileiros de Rondônia e Amazonas.

A fumaça, segundo a Nasa, é resultado das queimadas na região amazônica. As imagens capturadas pela agência americana mostram ainda que a fumaça formou um corredor sobre a Amazônia e agora está se espalhando pelo país.

Especialistas afirmam que a fumaça dos incêndios florestais já atingiram até mesmo a cidade de São Paulo, localizada a 2,2 mil quilômetros de Rondônia. Análises feitas na última terça-feira, 20, apontaram para a presença de partículas de queimadas na chuva em São Paulo.

Em nota, a Nasa informou que “o moderado espectrorradiômetro de imagens de resolução (Modis) do satélite Aqua capturou as imagens de vários incêndios ocorridos nos estados de Rondônia, Amazonas, Pará e Mato Grosso, ao longo de agosto”.

Ainda de acordo com a agência americana, o pico das queimadas nos anos anteriores era registrado no início de setembro.

Entre os municípios brasileiros mais atingidos pela fumaça está Porto Velho (RO). O número de queimadas aumentou 190% em Rondônia. Autoridades afirmam que a poluição já ameaça a saúda da população.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que as queimadas na Amazônia brasileira duplicaram entre janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Já foram registrados em 2019 mais de 53 mil focos no Norte e em parte do Maranhão.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação