MOBILIDADE URBANA

Holanda inaugura o maior bicicletário do mundo

Em Utecht, 125 mil ciclistas passam pelo centro da cidade para ir ao trabalho diariamente (Foto: Petra Appelhof/Divulgação/Gemeente Utrecht)

Em um país com mais bicicletas do que pessoas, encontrar vaga em um bicicletário pode ser um desafio. Mas a cidade holandesa de Utrecht está apresentando uma solução: a inauguração do maior bicicletário do mundo.

A estrutura de concreto e vidro tem três andares, que contam com racks de dois andares, com espaço para 12.500 bicicletas, desde bicicletas de carga até bicicletas de transporte público para aluguel.

Faz parte de um plano no qual centenas de milhões de euros estão sendo destinados ao aprimoramento da infraestrutura cicloviária em toda a Holanda, um país tão fervoroso em relação a seus veículos de duas rodas que está planejando incluir o ciclismo à sua lista de patrimônio imaterial.

“Estamos nos esforçando para torná-la [a Holanda] um paraíso para os ciclistas e ainda há muito a ser feito. Eu gostaria que usássemos melhor o que eu chamo de ‘a arma secreta’ contra o congestionamento, a má qualidade do ar nas cidades e as mudanças climáticas, que também é boa para sua saúde e sua carteira “, disse Stientje van Veldhoven, secretária de Estado para Infraestrutura.

De acordo com o Escritório de Estatísticas da Holanda, 60% de todos os deslocamentos a trabalho no país são feitos de carro e apenas um quarto de bicicleta – embora em Amsterdã, Roterdã, Haia e Utrecht (conhecida como região de Randstad) o ciclismo seja mais comum.

A escala dos investimentos holandeses mostra que o ciclismo é mais do que apenas a questão do transporte, de acordo com a BYCS, uma empresa social por trás de uma rede internacional de prefeitos e bicicletas.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação