EMBAIXADORES AMAZÔNIA

Itamaraty suspende férias de embaixadores na Europa

Mês de agosto é tradicionalmente de férias no continente europeu (Foto: Arthur Max/MRE)

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, determinou, pelos próximos 15 dias, a suspensão das férias dos embaixadores do Brasil na Europa. O motivo seria uma ação coordenada para suavizar a imagem do Brasil no exterior, de forma a conter a crise desencadeada pelas queimadas na Amazônia.

No último domingo, 25, Araújo fez uma videoconferência com embaixadores brasileiros para organizar o plano de ação, segundo noticiou a Folha de São Paulo. O temor do governo brasileiro é que a crise atrapalhe assinaturas de acordos internacionais, como é o caso do pacto de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

De acordo com a rede Deutsche Welle, na última semana o Itamaraty já havia iniciado um plano de ação para conter os ataques internacionais. Isso porque as embaixadas e consulados já tinham recebido documentos com dados que destacavam que os incêndios na Amazônia ocorriam anualmente.

Em uma pesquisa do Opinião e Notícia nas redes sociais oficiais de embaixadas brasileiras, foi possível notar um reforço na comunicação dos órgãos em referência à Amazônia. Diferentes perfis de embaixadas compartilham imagens e informações dos esforços do governo para conter o avanço das queimadas, como é o caso, por exemplo, dos perfis da Missão do Brasil da União Europeia, da Missão do Brasil na Organização Mundial do Comércio, da Embaixada do Brasil no Reino Unido, entre outros.

Os perfis do Ministério das Relações Exteriores nas redes sociais também atualizaram suas imagens na última segunda-feira, 26. O Itamaraty passou a adotar uma foto de perfil com o desenho de uma árvore. O mesmo fizeram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Palácio do Planalto.

Reunião com governadores

Enquanto o Ministério das Relações Exteriores tenta conter a crise internacional gerada pelas queimadas na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro se reúne com governadores de estados brasileiros que compõem a Amazônia. Ao todo, nove unidades federativas brasileiras integram o território.

A reunião entre Bolsonaro e os governadores ocorreu na manhã desta terça-feira, 27. Nela, estava prevista a assinatura de um acordo, no qual o presidente autoriza o envio de tropas das Forças Armadas para a região amazônica.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação