ESTADOS UNIDOS MIGRAÇÃO

Entenda a nova mudança na lei de migração de Trump

A notícia provocou a de advogados especializados em defesa dos direitos de imigrantes (Foto: Tim D. Godbee/DHS)

Em 21 de agosto, o governo dos EUA anunciou planos de revogar o Flores Settlemente Agreement (FSA), uma ação julgada pela Suprema Corte em 1997 referente ao prazo de detenção de migrantes menores de idade presos ao tentarem atravessar a fronteira do país.

A revogação do acordo permitirá que os menores de idade sejam mantidos em abrigos por prazo indeterminado junto às suas famílias, e não mais pelo prazo de 20 dias como determinado pelo FSA.

“Segundo uma nova regra do governo, o Departamento de Segurança Interna manterá as famílias de migrantes que atravessaram a fronteira ilegalmente juntas, mesmo se acompanhadas de menores de idade”, disse o secretário de Segurança Interna, Kevin McAleenan.

“De acordo com a nova regra, que obedece às leis de imigração aprovadas pelo Congresso, as crianças sob custódia do governo serão tratadas com dignidade, respeito e proteção”, acrescentou McAleenan.

A notícia provocou uma reação imediata de advogados especializados em defesa dos direitos de imigrantes e ativistas de direitos humanos. “É um ato de extrema crueldade com as crianças e jovens migrantes”, disse um porta-voz da Raices, uma organização sem fins lucrativos que oferece consultoria jurídica a imigrantes e refugiados.

O Flores Settlemente Agreement é resultado do longo processo Reno v. Flores iniciado em 1985 referente ao tratamento dado pelo serviço de imigração a Jenny Lisette Flores, uma adolescente de 15 anos e três outros jovens de El Salvador, ao serem detidos por guardas na fronteira dos EUA.

Segundo o advogado de defesa, os guardas os obrigaram a tirar a roupa e os tocarem em partes íntimas, em busca de algo ilegal. Em seguida, os prenderam com migrantes adultos que jamais haviam visto. Além disso, de acordo com os autos do processo, durante o período de detenção eles não receberam nenhum tipo de instrução formal, ou foram submetidos a exames e tratamentos médicos, nem lhes deram oportunidade de fazer uma atividade recreativa, ou de receberem visitas.

O serviço de imigração seguira a lei aprovada em 1984, segundo a qual os migrantes ilegais menores de idade que cruzavam a fronteira desacompanhados, ficariam detidos até que um responsável legal fosse buscá-los. A nova regra de tratamento a migrantes ilegais foi anunciada uma semana depois que a Corte federal de Apelação rejeitou um recurso apresentado pelo governo em resposta às acusações que os abrigos na fronteira não atendiam às cláusulas do FSA.Time

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação