NO PARÁ DO AÇAÍ - AGO 374

População paraense ultrapassa os 8,6 milhões de habitantes

Crédito: Oswaldo Forte/Agência Belém

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta quarta-feira, 28, que cerca de 8, 6 milhões de pessoas vivem atualmente no Pará. Além disso, o Pará possui a maior população entre os estados da Região Norte, superando o estado do Amazonas, que possui 4,1 milhões e Rondônia, com 1,7 milhões.

Entre os municípios paraenses, os três maiores em quantidade de moradores são Belém, com 1,4 milhões de moradores; seguido de Ananindeua, com 530 mil habitantes; e Santarém, com 304 mil. Entre estes, Belém foi o que mais teve aumento populacional, com cerca de 7 mil pessoas a mais se comparado ao ano anterior.

O maior crescimento de população foi registrado em São Félix do Xingu, município do sudeste paraense, com aumento de 3% se comparado a 2018. A cidade foi seguida por Canaã dos Carajás, sudoeste do Estado, com crescimento de 2,9% e Ulianópolis, sudeste, com 2,7%.

Em relação a quedas populacionais, o município de Jacareacanga, sudoeste do Estado, teve a maior redução entre os municípios paraenses, com população estimada em 8,2 mil pessoas, enquanto em 2018, eram 8,2 mil moradores. Os dados representam uma queda de -7,4% em apenas um ano de diferença.

Porque as estimativas de população são importantes?

As estimativas da população do IBGE fornecem dados para o Tribunal de Contas da União - TCU que distribui o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal - FPE e o Fundo de Participação dos Municípios - FPM.

Essa estimativa também influencia na quantidade de vagas no poder legislativo para cada estado e na porcentagem de verba repassada. A pesquisa também incorpora atualizações da divisão político-administrativa do País, as quais influenciam em alterações nos limites territoriais dos Municípios.

Fonte: IBGE/ROMA NEWS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação