VEREDITO EMBLEMÁTICO

Bangladesh bane termo ‘virgem’ de certidões de casamento

Ação contestando o uso do termo foi protocolada por ativistas em 2014 (Foto: Pixabay)

Bangladesh vai banir de certidões de casamento a palavra “virgem”, usada para designar o estado civil de mulheres que estão prestes a se casar.

A decisão foi anunciada no último domingo, 25, em um breve veredito da Suprema Corte do país, referente a uma ação, protocolada em 2014, por ativistas que classificam como “humilhante e discriminatória” a presença do termo em certidões de casamento.

Atualmente, as noivas muçulmanas de Bangladesh precisam escolher entre três opções para constar na certidão de casamento como seu estado civil antes do matrimônio: ela precisa informar se é Kumari (virgem), viúva ou divorciada.

No domingo, o procurador-geral adjunto Amit Talukder informou que a palavra “virgem” será substituída por “solteira”. O veredito completo do tribunal será divulgado em outubro deste ano, quando a mudança for colocada em vigor. A partir de então, também será exigido que homens identifiquem sua situação civil na certidão de casamento. Assim como as mulheres, homens noivos terão de escolher entre as opções “solteiro”, “viúvo” ou “divorciado”.

Bangladesh é um país de maioria muçulmana, com quase 90% de seus 168 milhões de habitantes adeptos da religião. O uso da palavra “virgem” para identificar o estado civil de noivas é usado desde 1961, quando as certidões de casamento começaram a ser emitidas no país.

Porém, o termo sempre foi alvo de críticas de ativistas que consideram que ele viola a privacidade da mulher. Para Aynun Nahar Siddiqua, uma das advogadas que defendeu a ação do grupo de ativistas, o veredito anunciado no domingo marca uma mudança de paradigma. “É um veredito emblemático”, disse a advogada, segundo noticiou o Guardian.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação