SAÚDE ESPANHA

Espanha emite alerta para seu maior surto de listeriose

Governo espanhol emitiu alertas à União Europeia e à OMS (Foto: Australian Institute of Food Safety Foundation)

O governo da Espanha emitiu um alerta internacional para o maior surto de listeriose já enfrentando no país. O surto já afetou 150 pessoas e matou uma mulher de 90 anos. O Ministério da Saúde do país disse que está verificando mais 523 casos suspeitos.

A maioria dos casos confirmados ocorreu no sul da Espanha, em Andaluzia, região onde existe uma fábrica de carne de porco embalada, que acredita-se estar ligada ao surto. Mas também houve registros de casos até o norte da Catalunha, onde cerca de 50 pessoas foram hospitalizadas.

A listeriose geralmente é ligada ao consumo de alimentos contaminados com a bactéria listeria e geralmente causa sintomas leves. No entanto, a doença pode ser perigosa para aqueles com sistema imunológico enfraquecido e também mulheres grávidas – um total de 23 foram hospitalizadas na Espanha.

O Ministério da Saúde espanhol disse ter emitido alertas às autoridades da União Europeia (UE) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o surto.

A fábrica que pode estar ligada ao surto, da empresa Magrudis, que tem sede em Sevilha, foi inspecionada pelas autoridades de saúde depois que testes de laboratório mostraram a presença de listeria em um de seus produtos, segundo informou o ministério.

Todos os produtos da fábrica feitos desde 1º de maio foram recolhidos. A empresa não respondeu a pedidos de comentários. “Obviamente, houve uma falha em seguir os procedimentos estabelecidos. Agora, precisamos realizar as inspeções e investigações para descobrir exatamente onde ocorreu essa falha”, disse a repórteres a ministra de Saúde em exercício, Maria Luisa Carcedo.

Seis pessoas morreram no começo deste ano, no Reino Unido, depois que a comida de um hospital foi contaminada pela bactéria listeria.
Independent

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação