TENSÃO ENTRE GOVERNOS

Coreia do Sul rompe pacto de inteligência com o Japão

Cancelamento de acordo coloca em risco segurança na região (Foto: Montagem/Kremlin.ru)

A Coreia do Sul decidiu, na última quinta-feira, 22, não renovar o pacto de compartilhamento de inteligência que tem com o Japão. O acordo seria automaticamente renovado no próximo sábado, 24.

Diante do iminente cancelamento, autoridades de ambos os países intensificaram as conversas. Nesta semana, ministros das Relações Exteriores de ambos os países se reuniram, mas não chegaram a nenhum acordo. O chefe da Pasta do Japão, Taro Kono, informou que vai conversar com o embaixador sul-coreano sobre o cancelamento.

A não-renovação do Acordo Geral de Segurança de Informação Militar (GSOMIA) é mais um passo na escalada de tensão entre os países, que data do início de julho. Na ocasião, o Japão restringiu a exportação de insumos cruciais para a indústria tecnológica sul-coreana, criando uma tensão entre os governos.

O cancelamento no compartilhamento de inteligência, porém, pode aumentar a instabilidade na região. Isso porque o pacto era visto como uma forma de vigilância sobre a Coreia do Norte, que voltou a testar mísseis. Com o rompimento do acordo, a segurança na região fica em uma situação delicada.

“Embora os laços entre Japão e Coreia do Sul estejam em uma situação muito difícil, acreditamos que deveríamos cooperar com a Coreia do Sul onde a cooperação é necessária”, afirmou o chefe do Gabinete japonês, Yoshihide Suga, na última quinta-feira.Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação