Amamentação diminui chances de mau comportamento




A amamentação no peito traz outros benefícios além de proteger o bebê contra doenças e evitar que seja desnutrido ou obeso. De acordo com pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Inglaterra, também pode diminuir o risco de a criança apresentar problemas comportamentais anos depois.

A conclusão levou em conta dados sobre o desenvolvimento dos bebês que foram alimentados com leite materno e dos que receberam o alimento pronto desde o nascimento até os quatro meses de idade. Analisando informações de 9.500 mães e filhos, cientistas descobriram que, aos 5 anos de idade, apenas 6% dos pequenos integrantes do primeiro grupo mostravam sinais mais evidentes de comportamentos como ansiedade, hiperatividade ou costumavam mentir. Já entre os que consumiram leite pronto desde o nascimento, o índice chegou a 16%.

Entre os bebês que nasceram aos 9 meses, 29% receberam leite materno contra 21% entre os prematuros.

Entre as possíveis explicações para o resultados estão a falta de determinados componentes do leite materno nas fórmulas prontas ou o maior contato com a mãe durante a alimentação nos primeiros meses.

A líder do estudo, Maria Quigley, disse ao jornal Daily Mail que essa constatação pode não ser um resultado direto do aleitamento, mas sim de uma série de fatores. A publicação Archives of Disease in Childhood divulgou esses dados.

Vale lembrar que, recentemente, um levantamento da mesma universidade em parceria com a Universidade de Essex, também da Inglaterra, indicou que a amamentação pode tornar o filho mais inteligente. (Terra)

Comentários

  1. Caro amigo;
    Na UFPA, os resultados desta pesquisa encontram confirmação, verdadeira. Temos que reconhecer incontáveis "omissões" maternas para com seus pequenos filhos, hoje alunos universitários, funcionários e docentes na nossa academia. Preocupa, entretanto, verificar que a falta de aleitamento materno além de provocar desvios de comportamento incide na enexistência de "inteligência". Isto complica, assusta e exige profunda reflexão sobre o nosso presente/futuro. Vamos urgentemente iniciar uma campanha aderir ao Pinduca: mamae...mamae... mamae ... EU QUERO MAMAR !!!!

    ResponderExcluir
  2. Aviso para o Reitor: EXIGIR ATESTADO DE AMAMENTAÇÃO ANTES DAS NOMEAÇÕES DOS PRO-REITORES E DEMAIS GESTORES. Demissões devem começar pelos integrantes da corte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação