Um bom presente...Quem se habilita?



Diamante rosa é leiloado por US$ 10,8 milhões

Um raríssimo diamante rosa - de extrema pureza, que não era vista no mercado há 30 anos - foi leiloado por 10,8 milhões de dólares pela casa Sotheby's nesta terça-feira em Genebra.

O preço corresponde ao estimado pelos especialistas, que calculavam uma venda entre 9 e 16 milhões de dólares.

O diamante, leiloado diante de cerca de 300 pessoas, está em um anel e foi certificado como tendo uma cor natural "rosa intenso" pelo Instituto Gemológico da América, informou a Sotheby's.

A rara pedra pertence a categoria IIa, que reúne apenas 2% dos diamantes classificados, muito procurada por colecionadores e profissionais do ramo. De acordo com a Sotheby's, a beleza e raridade da pedra se devem também a sua forma e a seu tamanho fora dos padrões.

A joia pertencia a um colecionador particular e foi uma peça muito cobiçada no leilão, que contou com outros lotes, entre eles uma excepcional tiara em esmeraldas e diamantes que data de 1900, assim como jóias que pertenceram à Duquesa de Windsor.

A tiara foi vendida por 10 milhões de dólares, montante superior ao calculado pelos especialistas, sendo que o recorde mundial de venda para uma joia de esmeraldas é de 12,7 milhões de dólares, disse a Sotherby's.

Em novembro do ano passado, um diamante rosado foi leiloado em Genebra por 46,16 milhões de dólares, um recorde mundial para um diamante. (AFP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação