Carros


Carros antigos são mais propensos a acidentes (Fonte: Veja)

Frota fantasma equivale a 30% dos veículos no Brasil

Uma estimativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) expõe uma situação que ameaça a segurança no trânsito e também a qualidade do ar no Brasil: a frota fantasma em circulação no país.
De acordo com o Denatran, pelo menos 30% da frota brasileira não recolhe impostos e não passa por vistorias. Os proprietários destes carros também não pagam multas, nem se comprometem com as leis de trânsito.
IPVA e poluição extra
Uma outra ameaça à segurança no trânsito são os carros mais antigos, mesmo aqueles cujos impostos estão em dia. No Brasil, os proprietários destes carros não pagam IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor). O benefício, no entanto, varia de acordo com o ano do veículo e depende também do estado em que ele é registrado.
Enquanto isso, em alguns países paga-se mais impostos por causa da poluição extra proveniente dos carros mais antigos e também por causa das condições precárias de segurança, uma vez que estes veículos são mais propensos a acidentes.
Mas se por um lado ainda faltam medidas para garantir a segurança no trânsito, por outro há sinais de avanço na questão ambiental. Os estados brasileiros têm até o fim de junho para preparar um Plano de Controle de Poluição Veicular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação