Vôo 447


Dados das caixas-pretas foram recuperados com sucesso (Fonte: Agência Efe)

Jornal diz que caixas-pretas revelaram erro dos pilotos

Um dia após o anúncio de que os dados das caixas-pretas do Airbus da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 2009 foram recuperados, o jornal francês Le Figaro informou que uma análise inicial do material aponta para erro dos pilotos.

A notícia gerou críticas por parte do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês) da França, responsável pelas investigações das causas do acidente. Em uma declaração à BBC, a porta-voz do órgão disse que o BEA está “chocado” com as “informações sensacionalistas e não confirmadas”.

‘A pista do erro da tripulação se confirma’
Martine Del Bono ressaltou ainda que o órgão não começou “a analisar os dados das caixas-pretas do avião. Essas informações [dados das caixas-pretas] serão cruzadas com a perícia das peças resgatadas do avião e outros elementos, e esse processo todo vai durar meses”.

O artigo do Le Figaro, intitulado “A pista do erro da tripulação se confirma”, ressalta que os investigadores agora tentam descobrir se o erro dos pilotos foi puramente humano.

O BEA afirmou ainda que, além de um “tributo ao sensacionalismo”, a informação divulgada pelo Le Figaro é uma “afronta ao respeito dos passageiros e tripulantes que morreram”, ressaltando também que “qualquer informação sobre a investigação de outra fonte é nula se não for confirmada pelo BEA”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação