Al Qaeda nomeia substituto interino de Bin Laden


Egípcio Saif al Adel já tinha um papel ativo na Al Qaeda (Fonte: FBI/Getty Images)

A rede norte-americana CNN informou nesta terça-feira, 17, que a organização terrorista Al Qaeda já tem um novo líder. O ex-coronel egípcio Saif al Adel teria sido escolhido como sucessor interino de Osama bin Laden, morto em uma operação militar dos EUA no Paquistão no dia 1º de maio.

A CNN se baseou em informações de Noman Benotman, ex-líder de uma organização militante na Líbia, que revelou ainda que a nomeação de um egípcio pode servir para avaliar a reação de membros da Al Qaeda, particularmente na Arábia Saudita e no Iêmen, que defendem que o substituto de Bin Laden seja da Península Arábica, uma região considerada sagrada para o islamismo.

Papel ativo na Al Qaeda
Saif Al Adel, também conhecido como Muhamad Ibrahim Makkawi, já estaria exercendo o papel de líder da Al Qaeda interinamente. A crescente incerteza sobre o sucessor de Bin Laden vinha aumentando as críticas por parte de comunidades fundamentalistas.

O egípcio Saif al Adel já tinha um papel ativo na Al Qaeda. Nos anos 1980, ele lutou contra o exército soviético no Afeganistão ao lado de combatentes islâmicos. Acredita-se que ele tenha fugido para o Irã após a queda do regime talibã no Afeganistão e mais recentemente se mudado para o Paquistão. Atribui-se a Saif al Adel vários crimes ligados ao terrorismo.

O site do FBI aponta o egípcio como um dos terroristas mais procurados do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação