Na Cidade Universitária 9



Por Cleide Magalhães-ASCOM/HUBFS

Hospital Bettina implementa boletim individual do paciente

Até 1º de julho deste ano, todos os usuários do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), que tiverem retorno marcado para a realização de qualquer tipo de atendimento e procedimento no hospital devem comparecer munidos de cópias de documentos, os quais apresentam informações imprescindíveis a serem incluídas no Boletim Individual do Paciente (BPA-I).

A medida visa atender à Portaria 380, de 12 de agosto de 2010, da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde, e altera a forma de cobrança no atendimento de todos pacientes dos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Os hospitais devem registrar o atendimento e procedimento do paciente no BPA-I em substituição ao atual, o BPA Consolidado (BPA- C).


Por isso, é exigido, no momento das consultas e procedimentos médicos e não médicos, cópias dos documentos da carteira de identidade, cartão SUS, comprovante de residência (se a pessoa for do interior do Estado, precisa apresentar documento de Tratamento Fora de Domicílio – TFD), RG e CPF. Caso seja criança, é preciso apresentar a certidão de nascimento e documentos do responsável. O cartão SUS é emitido nas Unidades Municipais de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). No Bettina, o cartão é disponibilizado somente atendendo à solicitação do médico do HUBFS.


Segundo a enfermeira Neliane Platon, coordenadora da Divisão de Contas Médicas do Hospital Bettina, a medida visa proporcionar melhorias na captação do registro, de forma individualizada e, em especial, subsidiar os gestores na pactuação dos indicadores de saúde, juntamente com a viabilização da autorização, processamento e faturamento do hospital.

Para o paciente, as vantagens são a melhoria no conforto e segurança no atendimento e, “acima de tudo, a busca pela humanização na área da saúde com respeito ao direito de cidadania”, afirma Neliane.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação