Anistia denuncia violência policial no Brasil


Relatório cita a diminuição da violência com as UPPs no Rio (Fonte: O Globo)

O índice de violência policial no Brasil continua alto, principalmente nas comunidades mais pobres. Esta é um das conclusões do “Informe 2011 da Anistia Internacional: O Estado dos Direitos Humanos no Mundo”, divulgado nesta quinta-feira, 12.

O relatório também denuncia tortura, superlotação e condições degradantes no sistema penitenciário brasileiro. A Anistia Internacional dá destaque a um documento da ONU segundo o qual “os cidadãos, principalmente os moradores de favelas, continuam sendo reféns da violência dos grupos criminosos, das milícias e da polícia” e ainda que as “execuções extrajudiciais ainda são amplamente praticadas”.

‘Cultura de violência’
Embora afirme que houve “avanços” no Brasil, como a diminuição da violência em muitas favelas do Rio de Janeiro com a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e a queda do número de homicídios em São Paulo, Patrick Wilcken, pesquisador sobre assuntos brasileiros da Anistia Internacional, disse em entrevista ao IG que “ainda existe uma cultura de violência e impunidade no país”.

As tragédias em decorrência das chuvas no ano passado também foram citadas no relatório, assim como a “discriminação, ameaças e violência” contra os povos indígenas.

Fontes: IG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação