Três meses para saber se o namoro vai decolar



Tudo era lindo no começo. Beijo daqui, chamego de lá. A memória do celular logo se enchia com uma tonelada de mensagens. Cinema, barzinho, passeio de mãos dadas no parque ou uma simples noite debaixo do edredom assistindo um filme. O fogo parecia que não apagaria mais... Até o terceiro mês de relacionamento, quando a empolgação que envolvia o casal simplesmente se desfez.
“Será que eu tenho algum problema?” É o que muitos perguntam após passar por uma experiência assim. Porém, essa situação é mais frequente do que você pode imaginar. Quem explica é a psicóloga e especialista em relacionamento afetivo Eliete Matielo. “Geralmente é de três meses o tempo necessário para saber se o outro/outra é ideal. Na real, é quando a máscara cai, ou não”.
Empolgação no início do romance é comum. Porém, você só acaba por conhecer a pessoa por completo depois que tiver um período maior de convivência. “E isso é determinante para saber se vai vingar. Você vai descobrir como é o comportamento dela, que trabalho ela faz, a idoneidade. Isso tudo pesa numa decisão. Se for a pessoa certa, o relacionamento vai prosseguir. Do contrário, acabará”, diz Eliete.
Com tantos relacionamentos rápidos, será que o namoro longo e duradouro saiu da moda? “Nada disso”, afirma a psicóloga. “O que as pessoas mais querem é encontrar alguém especial. O homem geralmente desconversa e fala que está só ficando e tal... Porém, se ele achar alguém diferente é batata. Na noite, ele até pode ter uma demanda grande, mas quando volta para a casa não tem para quem ligar, e isso pesa”.

Romântico ou neurótico?

Se namorar é o que a maioria deseja, qual será o comportamento mais indicado? “Os homens românticos são vistos como melosos e grudentos. Esse tipo de homem é aquele que abre a porta do carro, paga a conta, liga no meio do dia para dizer ‘lembrei de você’, faz surpresas ou compra flores. Ou seja, trata a mulher como rainha. E, no fundo, romantismo é o que a maioria delas querem”.
Ciúme, muitas vezes, pode ser benéfico, como relata Eliete, que atende diferentes tipos de casais em sua clínica. “A mulher neurótica vasculha as coisas do parceiro, fica muito insegura e acha que ele está traindo o tempo todo. Porém, muitos gostam disso, pois é uma forma de saber que ‘ela gosta’. Agora, se os dois tiverem um comportamento neurótico, daí fica difícil de ter um relacionamento longo”. (eBand)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação