Outro vulcão ameaça espaço aéreo europeu


Cinzas do vulcão Grimsvotn, que entrou em erupção no último sábado, 21 (Fonte: AFP)

As cinzas do vulcão islandês Grimsvotn, que entrou em erupção no último sábado, 21, preocupam as autoridades e já levaram ao fechamento de todos os aeroportos na Islândia.
Há uma possibilidade de que a nuvem de cinzas chegue nesta terça-feira, 24, à Escócia, e ainda que atinja o Reino Unido, França e Espanha ao longo desta semana. Há relatos de que as cinzas vulcânicas já chegaram à Groenlândia.
De acordo com a agência de notícias Reuters, as companhias aéreas europeias foram informadas de que poderá haver alguma interferência no espaço aéreo devido ao vulcão Grimsvotn, o mais ativo da Islândia e que fica a cerca de 50 quilômetros do vulcão Eyjafjallajokul, que entrou em erupção no ano passado e fechou o espaço aéreo europeu por vários dias.
No ano passado, 10 milhões de passageiros afetados
Especialistas acreditam, no entanto, que as cinzas do Grimsvotn não devem causar tantos transtornos como aconteceu no ano passado, com a maior interrupção do tráfego aéreo europeu desde a II Guerra Mundial. Estima-se que o episódio tenha afetado pelo menos 10 milhões de passageiros em todo o mundo.
A última vez que o vulcão Grimsvotn entrou em erupção foi em 2004, mas na época nenhum aeroporto foi fechado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação