Anistia Internacional denuncia tortura em prisões sírias

Segundo a organização, governo sírio tem recorrido à tortura 'em larga escala' em suas prisões (Fonte: Reprodução/AFP)

A Anistia Internacional informou nesta quinta-feira, 18, que o governo sírio tem recorrido à tortura “em larga escala” em suas prisões.

De acordo com a organização, que denuncia uma “crueldade em sua forma mais vil”, mais de 17.700 detentos morreram desde o início da guerra na Síria, em março de 2011.

Relatos de 65 ex-detentos reunidos pela Anistia Internacional revelam que são utilizados atos de tortura como espancamento, choque elétrico, queimaduras em água fervente e estupros nas prisões da Síria. Além disso, há rituais sinistros, como uma “festa de boas vindas” na qual os detentos são “espancados” com barras de ferro, de plástico, ou com cabos elétricos.

Um advogado que foi detido em uma das prisões dos serviços de informação do governo e que foi ouvido pela organização afirmou que os detentos eram tratados como “animais”.

A Anistia Internacional ressalta que os atos de tortura são “generalizados e sistemáticos contra todos os civis suspeitos de serem contra o governo”. O relatório da organização denuncia “crimes contra a humanidade”.

Além da denúncia de “processos perversos”, a Anistia Internacional reclama também da “comida insuficiente, dos cuidados médicos limitados e da ausência de instalações sanitárias adaptadas” nas prisões, ressaltando que há “um tratamento desumano e cruel”.Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação