Pesquisadores identificam potenciais tratamentos para o zika

PESQUISA NOS EUA

Estudo pode acelerar descoberta de medicamentos para combater o vírus (Fotos: Pixabay)

Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira, 29, na revista Nature Medicine, mostra que cientistas identificaram diversos tratamentos em potencial para o zika vírus entre 6000 medicamentos já disponíveis no mercado.

O estudo pode ajudar a acelerar a descoberta de tratamento para o zika e ajudar a prevenir doenças neurológicas associadas, como a microcefalia.

Na pesquisa, são identificadas dúzias de substâncias, incluindo uma droga que é amplamente utilizada em infecções de vermes, que suprime a reprodução do patógeno. Outra molécula, que atualmente passa por testes clínicos para doenças do fígado, impede que células cerebrais em análise morram pela exposição ao zika, um resultado potencialmente importante, dado os defeitos cerebrais fetais associados ao vírus. O estudo também sugere que uma combinação destas duas classes de compostos pode ser a maneira mais eficaz de tratar o zika vírus.

Drogas comerciais são raramente testadas em mulheres grávidas, então ainda não se sabe se os novos resultados podem diretamente ajudar mães e seus bebês, dizem especialistas.The Wall Street Journal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação