Corrupção no futebol italiano

Um número assustador de partidas italianas são compradas, segundo investigações (Foto: Pixabay)

No campeonato italiano de futebol que começou em 20 de agosto, os fãs que acompanharam ansiosos as notícias de transferências de jogadores no verão tiveram, por fim, uma chance de assistir a uma competição genuína. Ou será que não? Investigações recentes mostraram que um número assustador de partidas não são competições, mas sim coreografias ensaiadas e os resultados são conhecidos por alguns participantes antes do apito tocar.

O último escândalo, que resultou em dez prisões, inclusive de pelo menos três jogadores em maio, envolveu duas partidas no campeonato de 2013-14, com a vitória de 1-0 do Modena sobre o Avellino e a vitória de 3-0 do Avellino sobre o Reggina. Ainda em maio, dois processos judiciais referentes à manipulação de resultados atingiram momentos decisivos. Na cidade de Cremona, no norte do país, por uma decisão de um juiz mais de 90 pessoas foram julgadas em um tribunal, entre elas um antigo jogador da seleção italiana. As acusações decorrentes de uma investigação com o codinome “Última Aposta” referiam-se a uma suposta conspiração para alterar resultados nas primeiras divisões da Série A e da Série B, assim como na segunda divisão. Enquanto isso, na cidade de Bari ao sul da Itália, cinco pessoas condenadas por fraudes nos principais jogos da Série B nas temporadas de 2007-8 e de 2008-9 receberam sentenças de suspensão.

Em junho, surgiram mais provas de fraudes relacionadas ao futebol. Procuradores da cidade de Catanzaro indiciaram 63 pessoas acusadas de envolvimento com redes criminosas, que manipulavam resultados nas divisõesinferiores. Mais de 30 equipes foram afetadas.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação