Julho foi o mês mais quente da história

2016 caminha para ser o ano mais quente da história / Alessandro Bianchi/Reuters

O último mês foi o julho mais quente da história, de acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Após os nove meses anteriores terem batido recordes em relação ao mesmos períodos no ano passado, julho atingiu a maior temperatura para o mês desde que os dados sobre o clima começaram a ser computados, em 1880.

A notícia foi divulgada no site da Nasa e pelo Twitter do diretor do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa, Gavin Schmidt.

"Julho de 2016 foi absolutamente o mês mais quente desde o que os recordes instrumentais começaram [a ser feitos]", escreveu o climatólogo.

Segundo o relatório, o mês passado foi 0,84 °C mais quente que a média do período entre 1951 e 1980, usado como parâmetro para medir o aquecimento global, e 0,11 °C mais quente que julho do ano passado.

Se o ritmo se mantiver e os recordes dos meses seguintes forem ultrapassados em relação ao ano passado, 2016 deve ser o ano mais quente da história.

Os dados são obtidos combinando as temperaturas das águas, do ar e da terra. O aumento das médias se deve em grande parte pelo aquecimento global e pelo fenômeno El Niño, que agora apesar de já ter se dissipado, terá seus efeitos sentidos por até seis meses.Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação