Bares de Nutella estão na mira do Irã

A legislação local proíbe o uso de palavras de idiomas estrangeiros nos comércios / Atta Kenare/AFP

Os bares de Nutella, quiosques e lojas que vendem produtos com a tradicional pasta de avelãs italiana ou imitações, estão na mira das autoridades do Irã.

O presidente da Academia da Língua e Literatura Persa - o equivalente à Academia Brasileira de Letras -, Gholam-Ali Haddad-Adel, escreveu ao comandante da polícia lembrando que a legislação local insituida há 20 anos atrás proíbe termos estrangeiros em comércios.

Ele sugeriu que no lugar do termo "Nutella Bar" fosse adotado os nomes "Pão Quente" ou "Chocolate Quente", em farsi, ou qualquer outro que os proprietários achem "mais adequado".

Apesar disso, não é difícil ver referências à grandes marcas, como Apple, Armani e Ikea - geralmente utilizados sem autorização oficial.

"Infelizmente, esses bares de Nutella se difundiram por toda Teerã", declarou Haddad-Adel.

Haddad-Adel também é conhecido como um político ultraconservador e já foi presidente do Parlamento.Além disso, em 2013, perdeu as eleições presidenciais para o moderado Hassan Rohani.

Os persas sempre temeram a contaminação de sua língua por outros idiomas, como os falados na Europa ou o árabe. Uma das funções da Academia da Língua e Literatura é justamente proteger o farsi da influência estrangeira.Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação