Medalhas olímpicas do Japão serão feitas de lixo eletrônico

TÓQUIO 2020


Organizadores das Olimpíadas de Tóquio 2020 pretendem usar dispositivos eletrônicos descartados como fonte de ouro, prata e cobre para produzir medalhas olímpicas.

Os metais estão presentes em pequenos dispositivos eletrônicos, como smartphones. Todos os dias, milhões desses dispositivos são descartados no Japão, tornando-se lixo eletrônico. Segundo os organizadores, o lixo eletrônico são “minas urbanas” que contêm material mais do que suficiente para produzir as medalhas olímpicas.

Para ter uma ideia, nos Jogos de Londres de 2012, foram usados 9,6 kg de ouro, 1,210 kg de prata e 700 kg de cobre (componente primário do cobre). Em comparação, em 2014, a quantidade de metal precioso retirado de pequenos dispositivos eletrônicos descartados no Japão incluía 143 kg de ouro, 1,566 kg de prata e 1,112 kg de cobre.

A ideia de usar o material surgiu em 10 de junho, em uma reunião em Tóquio para discutir propostas de cooperação para os preparativos da Tóquio 2020. As propostas tinham como foco o tema sustentabilidade, também abordado na Rio 2016.

O desafio será coletar o material, já que o Japão não tem um amplo sistema de coleta de dispositivos eletrônicos usados. Por ano, cerca de 650 mil toneladas de lixo eletrônico são descartadas no país. Porém, menos de 100 mil toneladas são coletadas através de uma lei de reciclagem de aparelhos domésticos, criada em 2013.Nikkei

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação