Mudanças climáticas podem afetar produção de café

MEIO AMBIENTE

Desde a década de 1960, o consumo global de café mais que triplicou (Foto: Pixabay)

Mais de 2,25 bilhões de xícaras de café são consumidas diariamente ao redor do mundo. No entanto, este costume pode sofrer alterações. Nesta segunda-feira, 29, o Climate Institute divulgou um relatório que mostra como a produção de café pode estar ameaçada pelas mudanças climáticas. Com o aumento das temperaturas, a área adequada para a produção de café será reduzida em 50% até 2050 nos cerca de 70 países produtores, incluindo o Brasil. Desta forma, a qualidade do produto pode ser afetada e os preços devem subir.

Segundo o relatório, há fortes evidências de que as mudanças climáticas já estão afetando a qualidade, as pragas e doenças, e o rendimento dos campos produtores. Como cerca de 125 milhões de pessoas dependem diretamente do plantio do café, estas alterações podem trazer um impacto negativo muito grande na vida destas pessoas.

Desde a década de 1960, o consumo global de café mais que triplicou e continua crescendo cerca de 5% ao ano. O setor movimenta US$ 19 bilhões anualmente. O grande problema, entretanto, não é a perda da qualidade do café ou aumento dos preços, mas o impacto na vida dos pequenos produtores que dependem do grão para viver.O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação