TSE cria app para eleitor denunciar candidatos

Download é gratuito para celulares e tablets / Reprodução/TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou nesta quinta-feira ferramenta que permitirá à população registrar denúncias contra candidatos que cometem irregularidades eleitorais com alguns cliques.

O novo aliado do eleitor é um aplicativo chamado Pardal, que foi liberado nesta quinta-feira para download gratuito para celulares e tablets.

A partir da plataforma, o eleitor encaminhará sua queixa diretamente para o Ministério Público Eleitoral, que avaliará os casos e poderá formalizar eventuais denúncias aos juízes eleitorais.

O Pardal permite ao eleitor indicar o nome do candidato acusado, descrever a irregularidade – como uso de cavaletes ou a realização de atividades fora do horário permitido – e ainda anexar como provas arquivos em vídeo, foto e áudio.

“Da mesma forma que a urna eletrônica permitiu caminharmos para a superação de antigas e recorrentes fraudes, acreditamos que, com esta iniciativa, a Justiça Eleitoral abre uma porta para a ampliação do exercício da cidadania”, afirmou o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) também recebe denúncias de irregularidades no site. Na página também estão descritas as regras eleitorais.Metro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação